Pessoal, Saúde

Exercícios e reeducação alimentar, o que eu faço!

Demorei mas voltei! Passei uns dias sem muita inspiração do que postar, e também o tempo andou apertado pra variar. Antes não postar do que postar qualquer coisa não é mesmo? 🙂

Resolvi escrever sobre um tema que praticamente toma conta do meu cotidiano hahaha, quem diria! Eu sempre fui MUITO sedentária, mas muito mesmo! Nunca fui fã de fazer exercícios, acho chato ficar mais de 1h na academia fazendo uma coisa tão repetitiva, cansa e é chato (na minha opinião, claro). Ainda tem o fator que (na verdade é o ponto x que mais em incomoda, vocês vão ver o porque) eu sempre fui magra, desde pequena era um palito ambulante! Mas era magrela MESMO, tipo Olivia hahaha.

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Já vi inúmeros “casos de sucesso” do pessoal que sempre foi gordinho fazer uma dieta balanceada e muitos exercícios (musculação, corrida, bike, etc…), acho sensacional, de verdade! A melhor coisa do mundo é correr atrás de algo que vá te deixar feliz, e é claro, sendo saudável (porque ao meu ver, ser obeso ou anoréxico não faz bem a saúde certo?). O problema é que eu quase nunca vejo aquela pessoa que é “magra” e faz todo o processo para ficar com um corpo legal, são sempre os mesmos casos: gordinhos que viraram magrinhos.

Voltando ao meu sedentarismo, junto com ele vem o lado oposto, eu DETESTO o corpo que tenho, claro que todo mundo não gosta de alguma coisa, ou gostaria de mudar outra, seja lá o que for. Enfim, como disse, sempre fui magrela, aí vem o meu drama: ganhar massa magra e ao mesmo tempo perder barriga, celulite, etc. Óbvio que sempre vai ter aquela pessoa infeliz que vai dizer: “ahh mas você é magra, não precisa, é frescura” e o kct a 4. Isso me emputece, porque quem tem que saber o que eu preciso sou eu! hahaha se eu to achando ruim, então pronto, se alguém não gosta do corpo, corra atrás para melhorar a si mesmo, seja lá como for (de novo, desde que seja de um modo saudável).

A parte mais chata para começar no quesito exercícios, com certeza é a motivação, se você já não gosta de se mexer muito (é sedentário como eu era), fica mais difícil, tem que ter determinação e foco mesmo, infelizmente não tem formula mágica, e outra: comer que nem um desesperado vai fazer com que sua dieta não te leve a lugar nenhum, não vai dar certo se você não comer direito, e quando eu digo direito, é saudável para seu corpo.

Como eu era totalmente vegetariana até Janeiro desse ano (agora só como peixe), a primeira coisa que fiz (antes dessa data), foi procurar um bom nutricionista, porque ao contrário do que muito se fala por aí, se matar na academia e só, não vai adiantar em nada, tem que saber comer! Aliás eu acho que isso deveria ser ensinado desde cedo na escola, porque alimentação é a chave para a saúde, comer certo vai te manter saudável e longe de doenças principalmente. Então fica a dica: antes de começar seus exercícios, procure um nutricionista que vai ser a base de tudo.

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Depois de 1 ano na academia, e ainda comendo errado, não via resultado algum, sempre com o mesmo corpo, e a motivação foi lá embaixo! Não entendia porque diabos me matava tanto na academia (tá, nem tanto vai haha) e continuava a mesma coisa… Eis que decidi levar as coisas mais a sério, pesquisei muito sobre consultorias online, e fui atrás de algum profissional aqui na minha cidade (ainda bem que achei um nesse fim de mundo!). Estou completando 1 mês de consultoria (treinos + alimentação), obviamente resultados físicos é muito cedo para ver ainda, mas acredito que será bem melhor do que antes!

Minha consultoria funciona da seguinte forma, falando resumidamente: a primeira conversa é presencial, conto como é meu cotidiano, minha alimentação e meus horários, falo tudinho! Depois disso, é feita uma avaliação, tira-se as medidas de várias partes do corpo, e utilizando um software, o calculo da gordura corporal é feito. Também tirei fotos que vão junto no meu “arquivo”, é com elas que vou ver meu progresso. Recebo a dieta e o treino equivalentes a 2 meses (a dieta provavelmente será modificada com um mês, pois o corpo acostuma) e ao final disso, repete-se o ciclo. Eu chego a comer 7 vezes por dia, sempre dando poucos intervalos entre as refeições e pesando tudo para ficar na medida certa! Comprei até uma mini balança para isso 🙂

Ah, uma observação: sempre vemos muitos perfis por aí da galera treinando igual louca, mas o importante é, se você é/foi sedentário como eu, procure pegar leve, foi nessa que acabei descobrindo que nasci torta e tenho joelhos tortos hahahaha, tive que começar a fazer Pilates (2x na semana) também para fortalecer meus joelhos, caso contrário, iria morrer de dor fazendo a musculação!

Depois de tudo isso, cheguei a conclusão de que, se o seu objetivo é emagrecer ou ganhar massa muscular, é importante comer certo, fazer a chamada dieta, que nada mais é comer o que seu corpo precisa e não o que você tem vontade (guloseimas), é essa a verdade infelizmente 🙁 #pizza hahaha e mesmo que você seja feliz do jeito que é, ainda assim acredito que a saúde pede uma boa alimentação. E é claro, ir certinho na academia sem inventar desculpas para faltar!

Agora como vencer o tédio e ansiedade para ter bons resultados? Acho que essa é uma parte bem importante! Resolvi listar algumas coisas que faço para tentar esquecer que “falta muito para acabar meu treino haha” ou “não estou vendo resultados!” #desesperada!

Acho que essa é a dica universal, ouvir música ajuda na concentração e também anima! Acredito que principalmente para quem faz corrida/caminhada, é perfeito!

Tirar fotos mês a mês, se você faz consultoria, acho que esse passo já é obrigatório para acompanhar o desenvolvimento da pessoa, eu com meu 1 mês poderei daqui a dois meses ver resultados;

Eu gosto de sempre pesquisar sobre o que eu estou fazendo de exercícios e por curiosidade mesmo, acho legal aprender como seu corpo funciona e isso acaba fazendo com que você fique motivado, pois nada é da noite para o dia!

Também gosto de ver perfis no instagram! Dá uma depressão? As vezes! hahaha mas também ajuda a saber se aquele exercício desgraçado, está sendo bem executado por você, em outros casos, é legal pois se você acha algum antes e depois que a pessoa tem o corpo parecido com o seu, você vai chegar lá!

Outra coisa que eu aprendi começando a fazer minha consultoria foi: esse povo todo do instagram, não é lindo e nutrido com mágica, o povo se lasca pra chegar no corpo que tem, então não desanime, reeducação alimentar é algo difícil, você vai morrer de vontade de comer coisas que gosta, você pode até comer, mas pense que esse pessoal todo que se mostra nas redes sociais, também sofre do mesmo jeito que você! Não existe fórmula mágica, tem que comer bem, comer nos horários certos e fazer exercícios. Então se ajudar pense: aquela pessoa malhada que você segue no instagram, também faz dieta e deixa de comer coisas que gosta.

Por fim, termino esse post dizendo que é muito importante ser saudável, não necessariamente se matando na academia se você não quiser, alimentação é o mais importante. Saiba também os limites do seu corpo, sempre respeitando os sinais de cansaço ou dores. E o principal: seja feliz do jeito que achar melhor com o corpo que tem ou que deseja! 😀

Até o próximo post!

Comentários

  1. Que gostoso seu relato! E é isso mesmo, a gente tem que mudar o que não tá feliz. Tem gente que se ama do jeito que é mas isso não é pra todos. Depois que reeduquei minha maneira de comer minha vida mudou. Engordei muito uma época e era muito triste, sem noção, não conseguia me amar. Tentei todas as dietas mais loucas e só resolveu cortando as comidas erradas e experimentando novos sabores. Tô nessa vida há anos e não troco por nada. Só os exercícios que tive que dar uma pausa por causa de uma hernia, mas é incrível como duas caminhadas por semana já dão um up na auto estima. Essa dica de tirar fotos é MUITO válida, tem até uns apps que servem para esses registros! Anima muito mais.

    Beijão!

    • É eu tbm era muito mais assim viu, me detestava bem mais hahaha a minha "sorte" é não ter espelho de corpo inteiro em casa, senão já era!! hahaha acho que só pela alimentação já notamos a diferença!!

      Bjão

  2. Nem vou falar que eu te acho linda e magra porque você é mesmo hahahaha! Sabe, ontem eu tomei um susto porque minha pressão bateu no teto e eu passei meio mal. Eu sei que meu trabalho é estressante e que eu não devia ter parado de fazer Zumba, por isso estou feliz de ter lido seu post. Preciso me animar a voltar. Já to com 30 anos e não to podendo maia contar com a juventude pra apagar minhas más escolhas.

  3. Comecei minha reeducação alimentar ano passado no começo de agosto e já eliminei a ao todo 17 k. Não é fácil, jaquei inúmeras vezes, mas sempre voltei ao foco. E devagar estou chegando perto do meu objetivo. Ás vezes bate o desanimo, mas ai olha uma foto de quando comecei e percebo o quanto já evolui.

    Parabéns pelo post.

  4. Apesar de ter cortado muitas comidinhas do cardápio semanal ainda não perdi peso, porém nem todo metabolismo é igual. O importante pra mim é manter os níveis de colesterol no lugar, depois penso no assunto de ser magra. A cada dia que passa penso no saudável e não na estética!! Temos que fazer o que nos faz sentir melhor! ♥♥

    Beijão

  5. Nunca tinha pensado por esse lado, Bia. Realmente, sempre vemos casos de sucesso de quem emagreceu com saúde e não de quem ganhou corpo com saúde.

    EDu não sabia que vc era vegetariana, descobri ao ler o seu blog 🙂 o Daniel tbm é, mas ele nem peixe come.

    Já tentei me consultar com vários nutricionistas mas não gostei de nenhum, preciso procurar melhor…

    Estou naquela fase em que sei que preciso melhorar, sei que preciso fazer exercício, mas ainda me falta motivação. Morro de vontade de fazer pilates, mas ainda não encontrei nada bacana e ace$$ível aqui em Junds.

    Realmente, nada acontece por mágica, tem que ter disciplina e persistência mesmo.

    Força pra gente, Bia! Beijão.

  6. Ótima dica! Acho que cuidar da saúde é fundamental, principalmente tendo auxílio profissional. Estou querendo começar o pilates, pois ando muito sedentária e não é nada bom ficar desse jeito.

    Bjus e carinhos, fica com Deus.

  7. Oi Bianca, tudo bem?

    Seu post foi uma luz na minha vida, viu?

    Assim como você, não sou a maior fã de academias e faz um ano que faço caminhadas. Infelizmente não faço todos os dias, mas tento na medida do possível. O fato é que acabei me apaixonando e desisti de vez de da ideia da academia rs Penso em tentar a dança, dizem que é muito bom e faz bem.

    Outra coisa é que vou ter que mudar a minha alimentação, então sei bem do que está falando. Infelizmente a minha glicose está alta e aí já viu né? Hora de mudar tudo. Praticamente uma vida nova haha

    Adorei de verdade o post, foi super informativo!

    Beijooos!!!

    • Quem bom que gostou!!! Fiz minha 2a avaliação física, perdi 2kg de gordura!! Fiquei muito feliz! Acho que o importante é ir com calma, pois os resultados demoram mesmo para aparecer, e não desistir, porque tudo que é saudável leva tempo mesmo!!

      Eu tentaria talvez outras atividades no seu caso, como pedalar, caminhar, fazer pilates. Dança parece ser legal também, já procurou ver se zumba seria legal no seu caso? Minha cunhada faz e adora!

      Bjus

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