BEDA, Saúde, Tecnologia

Resenha: Fitbit Charge 2

Confesso que faz uns bons meses que eu não piso numa academia 🙈, mas com tantas coisas acontecendo na minha vida ao mesmo tempo fora as que estão por vir, pensar em fazer exercícios  infelizmente ficou para o final da minha lista. Em novembro do ano passado comecei a pesquisar sobre wearable devices, ou seja: dispositivos usáveis no corpo, como pulseiras e relógios inteligentes. Já conhecia um modelo da marca Fitbit, pois uma amiga minha me mostrou e decidi pesquisar mais sobre todos os modelos e ver qual seria o mais indicado para mim.

No meu caso, eu estava procurando um dispositivo que marcasse os batimentos cardíacos durante os exercícios e também tivesse um GPS embutido, entre outros dados (passos, medidor de sono e notificações). Na época, o único modelo que se encaixava no que eu estava procurando era o Charge 2 porque os outros modelos ou eram um smart watch (estilo Apple Watch) ou não tinha o medidor de batimentos cardíacos, sem contar o preço que também foi um fator importante!

Na época eu consegui comprar o relógio na Amazon e entregar no hotel de um amigo meu que estava nos EUA e fiz o pagamento no cartão de crédito internacional, o preço foi de 150 dólares 💵. Pesquisei antes aqui no Brasil e não encontrei o mesmo modelo para vender, achei somente no Mercado Livre e sairia muito mais caro do que comprar nos EUA. No site da Fitbit você encontra todos os modelos disponíveis e pode comparar cada um para decidir qual é o mais indicado para você.

Antes de comprar quis ter certeza de que escolheria o modelo certo para minhas necessidades por isso procurei muitos sites especializados e resenhas no youtube. Vou deixar um vídeo com uma resenha muito boa sobre o Fitbit Charge 2 (em Inglês):

Outros vídeos podem ser vistos nesse mesmo canal e existem mais algumas resenhas de outros modelos Fitbit, recomendo muito! Falando um pouco sobre o modelo que eu comprei, gostaria de deixar meu registro sobre alguns prós e contras na minha opinião sobre o produto. Como já mencionei anteriormente, na época que comprei o Charge 2 não haviam muitos modelos com o medidor de batimentos cardíacos e GPS embutido e essas foram duas das características mais importantes para que eu comprasse o produto. Atualmente a marca lançou o modelo Fitbit Alta HR, que possui algumas semelhanças com o modelo que eu escolhi, mas não vou entrar em detalhes dele por aqui pois é possível encontrar da ficha técnica do produto no site do fabricante.

Sobre o medidor de batimentos cardíacos, não tenho muito do que reclamar. Ele atende bem às minhas necessidades o único ponto negativo quanto a isso é que às vezes durante alguns exercícios ele falha em medir os batimentos (principalmente em exercícios cardiovasculares como spinning por exemplo). Dentre as outras características do dispositivo, eu gosto muito do medidor de sono pois ele começa a fazer a medição assim que você adormece, e mostra níveis de sono (profundo, leve, REM, etc) marcando quanto tempo você permaneceu em cada um.

É possível controlar o aparelho utilizando o aplicativo para celular ou acessando pelo site, você pode configurar todo o dispositivo (alarme, interface do relógio, seu peso e medidas, entre outros).  Um detalhe que me incomoda MUITO é o fato de algumas opções não estarem disponíveis no aplicativo para iPhone como por exemplo as notificações: eu li no fórum oficial do modelo que notificações de aplicativos de terceiros (Whatsapp e Telegram por exemplo), só estão disponíveis para celulares com Android! Eu acho isso uma vergonha, pois como você espera criar dispositivos concorrentes da Apple se ele não é 100% compatível com a marca? Bizarro! 👎🏻

Algumas características do Charge 2 são:

  • Controle de alimentação: é possível sincronizar com aplicativos de terceiros, eu gosto muito do MyFitnessPal pois tem muitos alimentos já cadastrados e é possível utilizar o código de barras para adicionar novos alimentos, a comunidade é muito boa!
  • Marcador de exercícios: há várias opções para você rastrear seus exercícios físicos, desde treinos livres até corridas e bike. Você pode controlar seus batimentos cardíacos e também visualizar o percurso de suas corridas.
  • Progresso na perda de peso: é possível marcar seu peso e nível se gordura corporal, com isso o aplicativo faz um gráfico e você pode ver o quando perdeu ou ganhou conforme o tempo passa.
  • Notificações e alarmes: quando alguém te liga ou envia mensagem, a notificação aparece na tela do relógio e o mesmo acontece com alarmes configurados em determinado horário.
  • Troca de pulseira: uma das características que eu mais gosto é a possibilidade de trocar as pulseiras! Alguns usuários do primeiro modelo do Charge reclamaram que a pulseira desgasta conforme o tempo, então é muito interessante poder comprar uma nova e trocar!
  • Bateria: o site informa que a bateria do Charge 2 dura até 5 dias e dura mesmo! É claro que vai depender muito do seu uso diário, mas posso adiantar que mesmo utilizando todos os dias e bateria dele é muito boa!

E para a tristeza geral de todos um ponto MUITO importante: o modelo Charge 2 NÃO É À PROVA D’ÁGUA!!! 😭 #epicfail para a Fitbit! Para quem gosta de fazer natação 🏊🏻‍♀️ fica aí um ponto super negativo. ☹️

Esses são os pontos que consigo lembrar até o momento, se eu tiver mais alguma informação para acrescentar vou atualizando esse post! 👍🏻

Comentários

  1. Bia, eu morro de vontade de comprar um wearable device só pela monitoração do sono! Juro, sou obcecada e não consigo mais viver sem. Uso um aplicativo chamado “Sleep as android”, mas a parte ruim é que tem que dormir com o celular na cama. Isso não é problema já que minha cama é de casal, mas cansei de derrubar o celular já porque eu me mexo DEMAIS no sono! Só não sei se eu ia conseguir dormir de relógio. Contaí, é de boa? Se for, eu até penso no caso…

    • Então, eu gosto bastante viu! Quando você configura ele, tem uma opção de “quick view” que serve para você virar braço em direção a você e o visor já acende e mostra hora e notificações. Essa era a única coisa que me incomodava na hora de dormir, mas você pode desativar essa opção e aí ele só acende se você clicar num botão que vem ao lado (tipo igual de relógio mesmo). Eu acho o monitor de sono dele muito bom!! Acho que você iria gostar!
      bjão!

  2. Boa noite, apesar de não ser a prova d’água, sabes se há alguma restrição contra suor ou pingos de chuva simplesmente?

    • Olá Ingrid!

      Olha, sobre suor eu uso tranquilamente durante meus treinos, também tinha essa preocupação e não vi problemas. Agora pingos de chuva é uma boa pergunta viu, eu nunca testei, acredito que se for uma garoa é tranquilo, mas aquela chuva pesada não aconselho… Você viu que saiu um novo relógio estilo Apple Watch da Fitbit? Esse é a prova d’água! https://www.fitbit.com/ionic

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *